18 de jan. de 2017

Estudos Casa da Colheita - Devocionais de 9 a 18

DIA NOVE

Nono dia de devocional: PERSEVERAR!

1. João 8:31,32
"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Permanecer, perseverar, se manter, sempre é um grande desafio para muitas pessoas.

Vivemos em uma geração atualizada com apenas um clique. Deter uma informação em nossa geração é tão vital quanto respirar.

A informação nos nossos dias nos inclui, nos insere, nos faz participar, nos dá a sensação de pertencer!

Para obtermos informações diversas em nossos dias, podemos até selecioná-las por grupo de interesse, assim, ficamos por dentro do que nos agrada e estamos "aptos" para passá-las para frente, apenas porque lemos e tomamos conhecimento. Nem precisamos ter experimentado. Que triste realidade!

Ouvir não é ter!
Para termos posse de algo é necessário: pagarmos por ela, ganharmos, herdarmos ou roubarmos.

Para cada uma dessas possibilidades há um preço. Preço e consequências.

As pessoas hoje em dia vomitam (desculpem-me a sinceridade) suas "verdades" lidas em um lugar qualquer e reproduzem as mesmas com um "quê de posse".

O problema disso? SOFISMA!
O sofisma nada mais é do que uma afirmação com argumentos verdadeiros mas sem estrutura interna que seja verdadeira. É fraca!

Jesus está nos convidando (convite contínuo) a ler a sua palavra (conhecê-lo).

Hoje, o texto de João nos encoraja a nos aprofundarmos nesta busca e desejo. A biblia não é complicada. Jesus nos diz que um VERDADEIRO discípulo, PERMANECE na palavra dele.

O problema não está nas informações que temos hoje em dia, mas sim no fato de torná-las superficiais uma vez que não nos esforçamos para que elas criem raízes e nos transformem.

Um pregador que aprecio muito disse certa vez: Não é o que você sabe que te transforma, e sim o quanto você quer aquilo que você sabe.

O querer move nosso coração para a transformação.

Permanecer na palavra de Jesus é simplesmente lembrar de tudo que você já ouviu até aqui e clamar para que ele te ajude a fazer isso se tornar realidade.

Um verdadeiro discipulo de Jesus, permanece em sua palavra.

a) Está debruçado sobre esta esperança que é Cristo.
b) Não tem outros meios para chegar até Deus.
c) Não trilha outros caminhos, não toma atalhos.
d)Prefere a fonte verdadeira (Jesus) de inspiração, aquele por quem todas as coisas foram criadas. Todo o universo. O Arquiteto do Universo (Provérbios 8).

O texto também diz: "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Por estarmos em sua palavra, perseverantes, permanentes e diligentes, conheceremos a verdade.

A grande maioria das pessoas que conheço, cristãs, que estão afundadas em teologias fracas sobre quem é Deus, sobre seu amor, bondade e também justiça, não conhecem os princípios da própria fé.

Conhecem esquemas e sistemas.
São excelentes reprodutoras de informações mas carecem de um toque de Deus.

A verdadeira libertação não vem por meio dos esquemas de sucesso e padrões estabelecidos: vem pela verdade. Ninguém pode ser libertado de um lugar de cativeiro sem que o outro que tenha autoridade sobre o cativeiro o livre.

A biblia diz que Jesus tomou cativo o cativeiro. Ele é o dono de toda a libertação.

Quem sou eu que vos escreve?Alguém que venceu a Síndrome do Pânico porque debruçou na única oportunidade de vencê-la: com Jesus. Lendo a palavra dia e noite. Orando. Clamando. Proferindo o que está escrito nas escrituras. Neste mesmo livro de João.

Jesus é o suficiente!
Ele é o verdadeiro libertador!
Não menospreze seu agir e poder!
Ele é real!
Sinta-o e confie que ele apenas quer o seu coração para se revelar a você.

✏ Lição: Todos nós temos uma lista de inseguranças, medos e sofismas criados (bloqueios), que nos impedem de avançar. Leve-os até Jesus durante os próximos 7 dias.

A biblia diz em Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

✅ Envie esta mensagem para seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA DEZ

Décimo dia de devocional e hoje vamos meditar na PROVISÃO ESPIRITUAL

1. João 10:9,10
"Eu sou a porta das ovelhas; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e vida em abundância."

Todos estes dias temos falado sobre o tanto que Jesus deseja se revelar a nós. Bem, isso é um fato indiscutível. Se você se mantém posicionado para buscá-lo, ele se revelará a você.

"Achegai-vos pois a Deus e ele se achegará a vós outros" Tiago 4:8

Então, sem querer ser repetitiva mas já sendo, ouvir a Deus é a solução para o seu problema.

Todos nós buscamos uma solução para aplacar o vazio que vez ou outra insiste em gritar dentro de nós. O "ter" nem sempre está sendo suficiente para nos preencher.

As pessoas buscam preencher esse vazio de diversas formas, com muitos métodos. Fazem uma oração simples a noite mas gastam toda a sua energia em outras maneiras de aplacar, mais uma vez digo, o vazio dentro de si.

Uma tarde inteira em compras ou quem sabe uma noite no bar; Livros para uma nova metodologia ou talvez um vício a mais!

A vida espiritual é a última a ser levada em conta. A religião esqueceu de nos ensinar isso ao longo dos anos: tempo no secreto com Deus.

Agora, não é qualquer momento espiritual a que me refiro, e sim, tempo com Jesus.

Ele declara neste texto de meditação que ele é a porta das ovelhas. Todos nós precisamos passar por ele para ter acesso a Deus. Romanos 5:1 declara sobre isso. "Justificados pois por meio de Cristo Jesus, temos paz com Deus". O apóstolo Paulo nos lembra que antes de Jesus éramos inimigos de Deus por causa do nosso pecado. Até que Jesus veio e nos proporcionou a chance de arrependimento.

Deus nos aceita porque passamos pela porta certa. A porta do seu filho.

Quais são os benefícios disso? Vida em abundância. Entenda que esta vida em abundância não se resume apenas em abundância material, mas, a certeza de paz interior. Sossego na alma. Espírito leve e conectado com Deus.

Ele diz no texto (sugiro que leia João 10 em sua casa) que o ladrão vem para roubar/ matar e destruir.

Durante muito tempo só atribui ao diabo o título de "ladrão" mas hoje percebo que qualquer coisa que me faça entrar em um "suposto estado de segurança interior" que não seja por meio de Jesus se encaixa neste título - Ladrão!

Ladrão da minha verdadeira paz!

O que incomoda as pessoas? O fato de Jesus ser a verdade absoluta.

Você pode conseguir paz interior em diversos lugares. Mas não me refiro apenas à esta vida, mas falo de uma vida eterna a ser vivida com Deus.

Sei que é um assunto dificil em nossos dias mas como já disse em outros estudos, Jesus não pregava religião mas o Evangelho do Reino e este Evangelho é sobre o Reino vindouro de Deus (que começa quando nós somos marcados por Jesus).

Amigos, não buscamos uma paz momentânea mas uma paz eterna. Um discipulado intensivo com Jesus, um lugar em sua casa, como ele diz em João 14:1-4

"Não se turbe o vosso coração, credes em Deus e também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar lugar para vocês. E quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que onde eu estiver, estejais vós comigo."

Ele continua.... João 14:5,6
"Disse-lhe Tome: Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."

A questão está em decidirmos se cremos mesmo em Jesus como Filho de Deus e único intercessor e caminho que nos conduz, protege e nos dá essa vida em abundância.

Não há como crermos nele e em tantas outras coisas quando sabemos que ele é o Único caminho.

Essa paz interior é possível de ser experimentada, não por frequentarmos uma igreja regularmente ou sermos caridosos. Estas coisas são importantes, mas, Jesus é o caminho.

Jesus não é a igreja.
Jesus não é a cesta básica.

Jesus se manifesta através dessas coisas, porém, ele é o homem ressuscitado que está a direita de Deus, intercedendo pelos que creem. Ele ressuscitou em corpo glorificado.

Lucas 24:36-39
"Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles (após ter ressuscitado) e lhes disse; Paz seja convosco! Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espirito. Ele lhes disse: Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? VEJAM AS MINHAS MÃOS E OS MEUS PÉS. SOU EU MESMO. TOQUEM-ME E VEJAM; UM ESPIRITO NÃO TEM CARNE E NEM OSSOS, COMO VOCÊS ESTÃO VENDO QUE EU TENHO"

A forma que Jesus assumiu é a forma que ele tem hoje ao lado do Pai.

Ele vive!
Pode imaginar isso comigo?
Qual outro Deus está vivo para nos guardar!? Apenas Jesus.

Não permita que seu coração se afaste dessa verdade. Ouse experimentar dessa palavra. Entregue seus caminhos e coração a ele.

✏Lição: meditar neste texto de hoje várias vezes.
"Tenham cuidado para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, glutonaria, bebedices, e ansiedades dessa vida, pois aquele dia (da volta de Jesus) vem repentinamente. Virá sobre todos os que vivem na face da terra. Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer e estar em pé diante do Filho do homem." Lucas 21:34-36

✅ Envie esta mensagem a todos os seus amigos que desejam conhecer mais de Deus.

Igara Coelho

DIA ONZE

Décimo primeiro dia do devocional.
Que benção de Deus poder compartilhar com vocês o que Jesus tem colocado em meu coração a cada dia com estas palavras.

Cada dia ele traz uma revelação sobre a meditação e sei que para vocês tem sido dias de refrigério, mas, creiam-me: para mim também!

Vamos dividir a mensagem de hoje em 2 partes.

FAZER O QUE PRECISA SER FEITO (PARTE 1)

1. João 11:1-44 (Texto completo)
1.1) João 11:1-6
"Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria, sua irmã, era a mesma que derramara perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. (...) Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava."

Fazer o que precisa ser feito nem sempre é fácil. Quantas coisas precisamos abrir mão ou quantas coisas precisamos adquirir para cumprir com o propósito.

Todos estamos caminhando em direção a algum lugar. Uns sendo guiados por Deus, outros por sua própria vontade, e todos nós chegaremos no fim do caminho: qual caminho? (Não gastaremos tempo com isso, apenas para lembrar vocês de retomar as lições dos outros dias sobre "entregar tudo a Deus")

A verdade é que naturalmente temos dificuldade de nos dedicar ao que realmente importa. A ação essencial que nos tirará do ócio e também do ativismo, muitas vezes, nós mesmos a bloqueamos.

Não que estes trechos acima tenham relação diretamente com o texto de João mas, crio este parênteses para que pensemos no preço e na importância de fazermos o que precisa ser feito, segundo a vontade de Deus.

Hoje mesmo, em um dos grupos a que pertenço (rede social), li um relato de uma senhora se queixando e pedindo ajuda sobre a necessidade de se readaptar ao padrão novo de vida. Custos, cortes, renúncias, muitas coisas novas e ela não sabia o que fazer.

Nenhum de nós tem dificuldade em se adaptar ao progresso, abundância, riqueza. Passamos a vida sendo ensinados que TER é uma benção do céu; simbolicamente significa que somos abençoados, fomos aceitos.

Bom, sem mais reflexões e delongas, pensemos em nossas ações (renúncias e aquisições, parcerias e alianças) e se elas correspondem ao lugar que queremos chegar.

Quem era essa Maria, irmã de Lázaro?
Uma mulher que amava o propósito de Deus na pessoa de Jesus. Ela entendeu quem ele era desde o início.

Um vidro inteiro de nardo puro (ou um caríssimo perfume) derramado sobre os pés do Mestre porque ele merecia ser ungido, não importa o preço que custasse.

Nesta reflexão temos duas situações diferentes sobre fazer o que é necessário: uma mulher que gastou o seu dinheiro para derramar um perfume nos pés de Jesus ( um gesto extremo de adoração e submissão) e o outro de Jesus em relação à morte de Lázaro.

Sem dúvida alguma precisamos conhecer o lugar para onde estamos caminhando para não nos perdermos no caminho e não investirmos tempo e dinheiro naquilo que não nos levará ao objetivo final.

Em João 12 você lerá o relato detalhado de Maria fazendo isso e Jesus dizendo aos que questionaram sua ação: "Deixai-a em paz! Isso fez para o dia do meu sepultamento (...)"

Maria sendo movida a adorar daquela maneira tão extravagante como sinal do que aconteceria com Jesus.

Investiu recursos e se expôs em um gesto público.
Sabia o que sabia o que estava fazendo. Ela só queria corresponder à pessoa de Jesus, à todo o seu amor e bondade para com todos.

Versículos depois temos Jesus recebendo a notícia de que o irmão de Maria estava doente.

Ele disse que aquela enfermidade não acabaria em morte e sim que Deus seria glorificado através daquela situação, mas, no verso 14 do mesmo capítulo Jesus fala aos discípulos que era hora de ir a Judeia porque Lázaro estava morto.

Ele se referia à morte eterna!

No verso 6, vimos que Jesus ainda demorou 2 dias para sair de onde estava quando recebeu a notícia da doença de seu amigo.

Jesus estava atrasado?
Jesus não sabia que era tão grave?
Jesus se esqueceu?

Obviamente que não!
Seus motivos e propósitos estão no versos 12-14 em uma conversa com seus discípulos: "Senhor, se ele dorme, vai melhorar! Jesus tinha falado da morte de Lázaro, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono. Então lhes disse: LÁZARO MORREU, E PARA O BEM DE VOCÊS ESTOU CONTENTE POR NÃO TER ESTADO LÁ, PARA QUE VOCÊS CREIAM. MAS VAMOS ATÉ ELE."

Jesus sabia, assim como sabe até hoje, qual caminho é necessário que trilhemos para que vejamos cada um dos milagres em nossa vida. Ele não está simplesmente nos fazendo viver: ESTÁ ESCREVENDO NOSSA HISTÓRIA.

Ele está nos dando um testemunho! Algo para contar!
Uma coisa que possamos olhar e valorizar.

Jesus fez o que precisava ser feito em relação à morte de Lázaro.
Com certeza isso custou muitas lágrimas para Marta e Maria. Muito pranto, muitos questionamentos, muitos porquês, muitas dúvidas...... mas ele sabia o que estava fazendo: para que todos cressem!

Deixe Jesus escrever a sua história de modo que em cada uma das suas etapas todos possam crer nele!

(continua amanhã...)

✏ Lição: leia mais de uma vez!

✅ Envie para seus amigos que querem conhecer um pouco mais sobre Deus.

DIA DOZE

Décimo segundo dia: FAZER O QUE PRECISA SER FEITO (parte 2)

1. João 11:1-44
1.1) João 11:21-27
"Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. Mas sei que, mesmo agora, Deus te dará tudo o que pedirdes". Disse-lhe Jesus: "O seu irmão vai ressuscitar ". Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia". Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" Ela respondeu: "Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo".

Nosso devocional de hoje é breve porque exige muito mais reflexão do que ensino.

Todos nós sabemos que a nossa geração é identificada pelo avanço da tecnologia que nos proporcionou tantas facilidades e comodidades. Ao mesmo tempo, nunca se ouviu falar tanto de depressão e solidão.

Podemos negar mas todos nós somos carentes de presença, atenção, companhia, consolo, colo, amizade sincera, amor verdadeiro.

A pergunta de Jesus a Marta é a pergunta que ele nos faz agora mesmo.

Pense na sua vida!
Pense em todas as suas tribulações!
Pense em todos os erros e acertos até aqui!

Marta só tinha capacidade de pensar e falar sobre o que ela conhecia. Ela nos representa.

Somos limitados. Não conhecemos o todo, não sabemos do amanhã.
A resposta de Marta, acerca da ressurreição, era tudo o que ela imaginava ser o que Jesus estava querendo dizer.

Ela falando do amanhã - longe da realidade, Jesus falando do agora - aquilo que era concreto.

Jesus sabia que Marta estava certa acerca da ressurreição, era exatamente aquilo o correto a se pensar, MAS, ele tinha planos mais ousados a realizar, porém, a mente natural de Marta jamais poderia conceber: ressuscitar alguém? Meu irmão? Aquilo não estava sendo questionado, era inconcebível.

Não para Jesus!

Ele pergunta para Marta a mesma coisa que nos pergunta diante do seu plano para nós: Você crê nisso?

Crer é fundamental para o caminhar com Jesus. Hebreus 11:1 nos diz: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho"

Crer é confiar que Jesus sabe o que está fazendo. Ele está fazendo exatamente o que precisa ser feito e nós precisamos fazer o que precisa ser feito: CRER!

Marta, sabiamente, respondeu de maneira correta, sem dúvidas ou questionamentos: Sim, Senhor!

Precisamos da certeza (por meio da fé) de que todos que creêm em Jesus como Filho de Deus, que devia vir ao mundo por causa dos que creriam nele, todos estes que creêm nele, têm a vida eterna. Não morrerão eternamente.

Além da realidade da vida eterna contida neste texto, existe o fato de Jesus estar nos dando a chance, a oportunidade, de responder que cremos, que ele sabe o que está fazendo. Embora tendo passado 4 dias da morte de Lázaro, ele sabia o que estava fazendo.

Jamais está atrasado!
Jamais se engana!
Jamais comete erros ou desvios!

É completo!
É pleno!
Total e inigualável!

✏Lição: Você crê nisso!?

✅ Envie esta mensagem para seus amigos que desejam conhecer mais de Deus.

Igara Coelho

DIA TREZE

Décimo terceiro dia: COMO CRER EM JESUS PODE AFETAR NOSSOS RELACIONAMENTOS?

1. João 12:25,26
"Aquele que ama a sua vida a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará."

O meu líder espiritual (pastor, mentor, qualquer nome que quiserem dar) sempre me lembra de algo importantíssimo a cada estação que muda em minha vida: outra estação começará e relacionamentos serão afetados!

É duro dizer isso mas se você analisar friamente sua própria vida ao longo desses anos que você tem, desde o jardim de infância até agora, perceberá que não são muitos amigos antigos que ainda permanecem ao seu lado.

Crescemos e vamos fazendo escolhas. Mudamos de bairro, de escola, ganhamos e perdemos oportunidades, escolhemos uma profissão, religião, namoramos, viajamos...enfim, vamos estabelecendo nossos relacionamentos a medida que vamos avançando nas escolhas.

Nem sempre todos os amigos atuais suportam nossas novas escolhas (sejam elas para progresso ou regresso). Pessoas ficam pelo caminho! Isso é perfeitamente normal.

Existem ainda aqueles amigos/ colegas que simplesmente se revelam mais estranhos do que um desconhecido. Há aqueles amigos mais chegados que irmãos.

O que isto tem a ver com um devocional sobre Jesus!?
TUDO!

Se relacionar com Jesus afeta relacionamentos!

Te darei muitas razões para que você pense a respeito do que te digo hoje. Este é um dos maiores sinais de que você está fazendo escolhas e se movendo na vida: relacionamentos serão afetados!

a) A primeira razão é: a fé não permite concessões.

Crer em Jesus te impulsiona (se você desenvolve diariamente um relacionamento com ele) a querer se parecer com ele.

Li hoje em uma das redes sociais, que nos tornamos, em média, parecidos com os nossos 5 relacionamentos mais próximos. Sei que existem individualidades mas a verdade é que vamos pertencendo um ao outro à medida que relacionamos uns com os outros.

Se você desejar ser parecido com Jesus nas pequenas e grandes coisas que ele nos deu exemplo, fatalmente você perceberá um efeito dentro de si que é a mudança de valores dentro do seu coração  ( embora isso não tenha a ver, de maneira nenhuma, com o amor e respeito que você tem pelo próximo).

A fé em Jesus não permite que ao mesmo tempo que cremos nele, o Filho de Deus, sejamos os mesmos em caráter e emoções. A fé em Cristo precisa produzir transformação.

b) A segunda razão é: você mudou!

Todas as vezes que mudamos, mudam também as nossas expectativas e a atenção ou valor que damos as coisas.

Alguém que nunca saiu da sua cidade ou estado para nada, quando sair, conhecer outros lugares, passear, certamente terá uma outra visão de possibilidades de vida e quem sabe até sonhos e esperança.

Se mudamos o padrão de alimentação, não temos mais a mesma consciência de quando éramos ignorantes acerca do novo.

A mudança gera outros investimentos. Se você desenvolve um relacionamento com Jesus, e passa a se interessar pelo Reino de Deus, seu tempo, dinheiro, valores, dedicação, pensamento e caminhos serão investidos em outras coisas.

Será que todos a sua volta farão a mesma transição que você? Possivelmente não!

c) Jesus é por si só um divisor de águas

Ele é tão incrivelmente interessante que mesmo quando nos confronta com a sua verdade, nos aproxima com tanto amor que é impossível abandoná-lo.

Ele divide nossa vida em antes/depois. Não dá pra ser o mesmo se todos os dias nos propomos a conhecê-lo um pouco mais. A sós com ele.

Esse texto apenas ilustra o que João está dizendo: o meu servo precisa seguir-me.

E precisa mesmo.

Nossos olhos precisam estar nele porque sendo ele o foco, o alvo, não olhar para ele pode comprometer nossa caminhada.

Sua promessa é: estando com ele, olhando para ele, onde ele estiver estaremos também. Amando a vida de Deus, a obra de Deus, mais do que nossas próprias vontades, a teremos em segurança.

Em contrapartida, buscando nossos próprios interesses acima do que Deus deseja nos proporcionar, amando mais as coisas deste mundo do que o seu Reino, certamente a perderemos.

A certeza e esperança que temos é o que Jesus nos diz acerca do Pai. Ele honrará aqueles que servem a Jesus.

✏ Lição: Por favor, tire um tempo do seu dia para falar com Jesus. Se permita ser tocado por ele.

✅ Envie esta mensagem para todos os seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA QUATORZE

GRATIDÃO

1. João 13:1
" (...) sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim."

Gratidão porque ele não desistiu.
Gratidão porque ele é suficiente.
Gratidão porque nunca se viu um Deus como ele!
Gratidão porque ele é fiel e amigo.
Gratidão porque nos olha com amor e misericórdia.
Gratidão porque é sempre presente.
Gratidão porque é socorro bem presente na hora da angústia!
Gratidão porque viu valor em nós.

"Ele nos ama" não é clichê. É uma realidade que muitos já ouviram, poucos absorveram.

O amor de Jesus, o amor ágape, foi até às últimas consequências por mim e por você. A morte!

Em um mundo descartável como o nosso, é muito difícil conceber um amor tão perseverante e coberto de propósito como este.
Ele amou e foi até o fim.

Em um mundo onde as relações são baseadas na troca, é um pouco difícil crer em um amor que não te pede nada em troca por te amar.

Ele não te pede para mudar para que então ele possa te amar.
Ele apenas te atrai com esse amor supremo.

Você sente seu coração mudando ao passar dos dias e acaba por se render ao que o Espírito Santo está fazendo.

Duas coisas me chamaram atenção ontem enquanto lia os textos do Evangelho de João (que estamos estudando nestes dias).
O primeiro deles está em João 12:27,28.

Jesus está dizendo: "Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não! Eu vim exatamente para isto, para esta hora. Direi: Pai, glorifica o teu nome (...)"

Em todo o tempo Jesus perseverou no amor. Que amor é esse que viu valor em nós antes mesmo de que nós pudéssemos corresponder com ações ou adoração?

Não é sobre o que podemos fazer - É sobre o seu grande sacrifício e amor para conosco!

Ele estava angustiado e declara: foi para isto que eu vim.

E você amigo virtual? Por qual motivo Jesus trouxe esse devocional até você? O que Jesus tem em mente quando permitiu que esse devocional chegasse até você?

Somos responsáveis pelo que conhecemos. O amor está sendo comunicado aos quatro cantos deste país. Jesus é este amor. Ele está sendo comunicado a você agora mesmo.

A segunda coisa que me chamou atenção nestes dias está em João 12:37,42,43. O texto diz:

"Mesmo depois que Jesus fez todos estes sinais milagrosos, não creram nele (...) Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. MAS, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos das sinagogas; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus."

Este é um dos relatos mais tristes da Bíblia, na minha opinião. Como podemos negar o que estamos recebendo por medo dos homens?

Qual o valor que o mundo nos dá?
Qual a relação de amor proposta pelo mundo que vivemos?
Como podemos crer nele e ainda assim o negar por medo de um sistema?

A gratidão pela obra de Deus em mim precisa mover o meu coração à uma confissão de fé!

O texto de hoje tem como objetivo constranger nosso coração até que, de fato, nos rendamos a ele.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ensine a nos submeter à sua vontade!

Aceitar o amor de Deus não é tarefa fácil. Não se engane.
Para aceitá-lo, é preciso deixar que ele cresça em suas motivações, orações, reflexões e anseios.

Eu creio, e esta é a minha oração, que até o fim deste devocional, seu coração seja tomado por este amor e que então, todos nós, caiamos em profundo arrependimento.

✏ Lição: Meditar nestas perguntas
" Eu amo a Deus?"
" Se amo, como demonstro a ele que o amo?"

✅ Envie esta mensagem a todos os seus amigos que desejam conhecer mais de Deus.

Igara Coelho

DIA QUINZE

Décimo quinto dia: O TEMPO DE DEUS

1. João 13:5-7
"Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava na cintura. Chegou-se Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, vais lavar os meus pés? Respondeu Jesus: Você não compreende agora o que estou fazendo a você, mais tarde porém entenderá."

Quem de nós conhece o amanhã? Ninguém.

Fazemos planos e projetos mas dependemos que Deus os realize.
Há quem diga que é dono de sua própria vida e que suas conquistas são apenas consequência de seu esforço. Triste realidade.

Basta a enfermidade bater a porta e parasilar os planos para que todos repensem em suas prioridades. Bom, esse é apenas o pensamento de uma cristã, você pode ter suas convicções mas, não me considero um ser humano tão independente assim. Dependo de Deus.

Escrevo essa mensagem de hoje principalmente aos que tem a consciência de que nós apenas correspondemos ao chamado de Deus para nossa vida. Não estamos aqui para ser donos do nosso tempo. Somos responsáveis pelas nossas escolhas e colhemos os frutos delas, mas, há um plano maior.

Você pode estar agora mesmo pensando: Ok! Me diga como descobrir esse plano!

Quando fomos criados por Deus, na pessoa de um representante inicial, Adão, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Você já percebeu que todas as coisas que Deus fez foram feitas pela sua palavra, mas, que o homem foi feito pelas suas próprias mãos e diferentemente de todas as outras coisas criadas, recebeu uma porção especial de Deus?
Sim, meu amigo!

Ele recebeu o Espírito de Deus, soprado pelo Pai, que lhe conferiu vida.

A biblia também diz que na viração do dia, Deus ia ter com o homem no jardim. Eles se relacionavam de maneira diferente das outras criações. Deus conferiu ao homem autoridade sobre todos os outros seres criados.

O plano de Deus estava descrito ali naquela cena: um lugar, perfeição, um homem, o trabalho de governar toda a criação e um relacionamento entre o criador e a criação.

Embora Deus tenha algo específico para cada um, o alto chamado dele para nós é manter um relacionamento com ele. Se assim não fosse, teria nos criado como todas as outras criações - sem a sua imagem e semelhança!

O plano de Deus não é dificil de descobrir. A distância entre nós e esse plano é a entrega completa a Ele.

A distância entre nós e essa entrega completa a Ele é de uma oração.

A distância entre nós e a oração é Fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb 11:6

Aqueles que se aproximam de Deus devem se aproximar dele crendo que ele existe e que ele é galardoador (presenteador) daqueles que o buscam. hb 11:6

Qual a relação disso com o tempo de Deus?

Cada um de nós tomou conhecimento da bondade e do amor de Deus em um tempo. Talvez este devocional seja seu primeiro contato com a fé e a graça de Deus.

A questão é que quando este tempo chega, inicia-se também o tempo de respondermos.

A cena do texto da reflexão de hoje é: Jesus sabia que seu TEMPO se aproximava. Seria crucificado e voltaria para o Pai. Ainda faltava uma importante lição.

Ele se levanta. Prende uma toalha na cintura. Encha uma bacia de água e começa a ensinar.

Um mestre como ele, lavando os pés dos discípulos, fez com que todos os discípulos esperassem uma explicação de Jesus sobre o significado do ato.

Certa vez, Jesus estava na casa de um fariseu para o jantar. Foi recebido, se assentou e um tempo depois algo inusitado aconteceu. Uma mulher tida como pecadora entrou na sala, e chorando aos pés de Jesus, começou a beijar os seus pés e enxugá-lo com os cabelos. Lucas 7:36-46

Todos se escandalizaram visto ser uma pecadora. Jesus porém, lhes disse: Desde a hora que cheguei, vocês não me receberam com um beijo, não lavaram os meus pés. Deixe esta mulher.

Era costume naquela época essa ação de lavar os pés. Alegoricamente, construindo um pensamento com vocês, esse ato representa para mim, o início de algo. Eu lavo os seus pés e estamos prontos para começar algo novo.

A questão é que Jesus fez o "lava pés" sabendo a dimensão do que fazia. Pedro argumentou: o que fazes?

A cena era estranhamente desconfortável para todos eles, certamente. Mesmo depois de terem ouvido Jesus lhes falar sobre tudo o que aconteceria com ele, em breve, após a sua a morte eles ainda se sentiram perdidos. Até que Jesus ressuscitado se apresenta a eles.

Jesus disse a Pedro: o que eu faço, agora vocês não conhecem.

Nós nunca sabemos. Até que ele nos revele. E quando ele nos revela, precisamos ser perseverantes. Suportar os desafios.

A grande esperança e segurança é poder caminhar no caminho que ele já escreveu para nós. Se ele lava os meus pés, sabendo o fim daquela ação, eu apenas quero deixá-lo me lavar.

Se ele me confronta ou me apresenta seu plano de amor e salvação, eu apenas quero corresponder.

Se ele me entrega uma missão, embora dificil ou impensável para a mente humana, eu apenas quero acreditar e esperar.

Creia: Ele sempre sabe o fim de todas as coisas. Prefira então, as coisas que ele iniciou.

✏ Lição: desafie-se a deixar que Jesus lave seus pés, seu corpo, sua mente, por meio da palavra. Não substime o poder de Deus, que por meio de qualquer situação pode manifestar abundante provisão.

✅ Envie esta mensagem para todos os seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA DEZESSEIS 

Décimo sexto dia: QUEM NÓS SOMOS?

1. João 13:36-38
"Simão Pedro lhe perguntou: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu: Para onde vou, vocês não podem seguir-me agora, mas me seguirão mais tarde. Pedro perguntou: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti! Então Jesus respondeu: Você dará a vida por mim? Asseguro que antes que o gale cante, tu me negarás três vezes."

Todos nós sabemos que crescer e amadurecer não é um processo que acontece de maneira imediata.
À medida que vamos avançando em idade, avançamos também em valores, perspectivas, escolhas e adquirimos uma outra opinião sobre quase tudo.

Comparando a nossa vida adulta com a nossa infância ou adolescência é perceptível o salto que demos em muitas coisas, mas quando me refiro ao amadurecimento, falo sobre o aperfeiçoamento da idade adulta.

O relacionamento com Deus muitas vezes é associado às práticas religiosas ou à caridade que executamos.

Não somos ensinados a questionar o nosso relacionamento (ou amor) à Deus se somos tão ativos em sua obra e até suficientemente caridosos.

Pedro estava pronto para dar a sua própria vida em favor de Jesus.

Ele estava pronto em sua mente, em sua razão, em seu consentimento sobre o que seria certo fazer.
Só não estava pronto em seu coração.

A mente não é mais importante que nosso coração. Em Provérbios 4, Salomão nos encoraja pelo Espírito de Deus a guardarmos o nosso coração sobre todas as coisas mais  importantes que possamos guardar.

Por que!?

Todas as fontes de vida procedem dele. Decimos as coisas com ele.
Ser o coração o centro de nossa vida, não significa viver pelas emoções, mas sim, viver movido pelo Espírito de Deus.

Em todo o tempo, os profetas do antigo testamento, Jesus e seus apóstolos do Novo testamento, falam sobre um novo coração QUANDO há uma entrega às práticas da vontade de Deus.

Quando há uma entrega às leis de Deus, aos seus mandamentos, como diz Jesus, nosso coração é outro. É transformado.

Embora Pedro fosse um servo excepcional, passional e emocional, não estava pronto.

Ao mesmo tempo que afirmava pelo Espírito Santo de Deus que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:16), abria sua boca para dizer que não permitiria que o Senhor fosse para a cruz, indo ele em seu lugar se preciso fosse (Mateus 16:23).

Obviamente foi repreendido por Jesus por ter dado lugar ao diabo com essa declaração. A cruz foi a plena vontade de Deus a fim de que aqueles que cressem em Cristo pudessem ser salvos.

Nosso coração precisa ser tocado pela realidade espiritual de quem é Jesus. Este relacionamento com Jesus nos permitirá entrar em um novo tempo.

O livro de Marcos 14:66-72 conta a história sobre Pedro negar a Jesus com um detalhe diferente dos outros evangelhos: "e, caindo em si (Pedro, após ter negado a Jesus), desatou a chorar."

Esta situação sem dúvida causou muito desconforto à fé de Pedro. Suas convicções foram abaladas. Envergonhou-se!

Sabe qual o ponto positivo de Jesus revelar nosso coração? Há uma possibilidade de reflexão.

Em Marcos 16:2-7, há um relato interessante sobre o amor de Deus em atrair nosso coração para um novo tempo com ele.

Aquelas mulheres que foram ao sepulcro ao terceiro dia após a morte de Jesus, veem um anjo assentado que lhes diz:
"Não vos atemorizeis, buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto. Mas ide, dizei a seus discípulos e a PEDRO que ele vai adiante de vós para a Galileia, lá o vereis como ele vos disse."

Por que avisar a Pedro!?

Depois da morte de Jesus, Pedro voltou a pescar. Certamente suas convicções estavam abaladas. Alguns também foram com ele.

Jesus sabia o efeito que o ocorrido tinha causado em Pedro, assim como sabe que nós, de igual maneira, precisamos de ajustes até que a fé verdadeira em Cristo se torne a nossa maior convicção.

Depois do reencontro com seus discípulos, após a ressurreição, antes de subir definitivamente ao Pai, Jesus estava novamente com os discípulos, agora em uma praia, e traz uma palavra encorajadora a Pedro.

Todos nós conhecemos a pergunta que Jesus fez a Pedro, três vezes: "Pedro, tu me amas?" - João 21:17

Agora era diferente. Pedro aprendeu o significado de estar com Jesus, amá-lo e servi-lo.

Não precisamos de muito.
Precisamos porém, do mais difícil para nós, seres humanos: sermos sinceros. Íntegros. Inteiros. Verdadeiros.

Se ele não puder nos ter por meio da parte mais importante que é o nosso coração, ele não pode ter o resto.

✏ Lição: reflexão sobre o nosso amor a Deus.

Como foi a sua semana depois de ter colocado seus medos e inseguranças em um papel? (Lição do nono dia)

✅ Envie esta mensagem a todos os seus amigos que desejam conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA DEZESSETE

Décimo sétimo dia: OBEDIÊNCIA

1) João 14:21
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

Há um versículo muito recitado pelas pessoas mas pouco praticado pela maior parte delas: "Obediência quero e não sacrifícios." 1 Samuel 15:22

Na maior parte das vezes escolhemos o sacrificio para demonstrar nosso amor e devoção a Deus.

Queremos um voto, um jejum, um propósito com Deus. Muitas vezes a situação foge do controle e medidas extremas precisam ser tomadas para que tudo volte ao normal.

Obedecer sempre é mais trabalhoso porque requer perseverança e persistência.

Falo a vocês nesta noite convicta de que ninguém mais do que eu também luta a cada dia por viver essa realidade.

Controlar os excessos para sempre viver em equilibrio e harmonia, sem dúvida, precisa ser nossa meta de vida.

Somos desobedientes em muitas coisas. Não me restrinjo apenas a questões religiosas, relacionadas a moral ou ética. Falo de coisas simples como cuidar da saúde do corpo e da mente.

Todos nós sabemos que excessos e faltas são nocivos. Nosso corpo é frágil e responde rapidamente quando entra em desequilíbrio. Ainda assim, nos entupimos de substâncias nocivas desde alimentação inadequada a drogas farmacêuticas.

Tratamos sintomas e raras vezes a causa. O mal que assola o mundo como a depressão por exemplo, está indireta ou diretamente relacionada a má alimentação e também falta de atividade física.

Todos nós sabemos que vida saudável não é moda. É alvo. Objetivo de vida. A degradação consciente, do corpo no qual habitamos, reflete total descontrole.

Esse descontrole pode ser negado por nós, ainda mais se você argumentar que esse corpo é matéria e que a terra consumirá.

Amigo, a degradação dessa matéria, esta que você habita temporariamente, te privará de alguns anos a mais de vida, convívio com os que te amam, conquistas e o mais importante: cumprir o propósito de Deus para você até o fim.

Jesus está nos advertindo sobre a maior evidência daquele o ama verdadeiramente: "aquele que me ama, guarda os meus mandamentos."

O Espírito de Deus não habita na "melhor parte de nós". Ele habita em nós totalmente. Seu propósito na terra é produzir em todos nós uma obra de regeneração.

Nos convence dos erros, nos ensina a amar e a perdoar, nos consola e exorta. Praticar os mandamentos de Deus não é apenas rever os dez mandamentos, e sim, se deixar ser guiado pelo Espirito Santo de Deus enviado a nós.

Por esta razão, Jesus declara: "este, será amado por meu Pai. Eu o amarei também e me manifestarei a ele."

Jesus anseia por se revelar e se manifestar a todos nós, mas não queira pagar por isso. Não queira fazer por merecer esse amor.
Antes que você existisse ele já decidiu se manifestar.

À quem? Decidiu se manifestar a todos que o amam. Aqueles que tem os seus mandamentos e os guarda.

Não seremos perfeitos.
Não é essa a nossa busca. Queremos pertencer a ele. Queremos tê-lo.
Queremos que ele nos possua por completo.

Só assim poderemos ter paz.
Jesus se dirigiu aos seus com outro discurso, um pouco depois deste texto que lemos e disse-lhes: "deixo-vos a minha paz. A minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá."

A paz que ele nos dá, preenche por completo. É por completo porque é inteiramente dele todo o nosso desejo e coração.

Não é uma busca religiosa. É uma decisão de dependência, de apenas confiar a ele nossa vida e buscá-lo todos os dias.

Com ele nós podemos avançar.
Avançar em maturidade e experimentar um novo mover em nosso coração.

✏Lição: meditar na lição de ontem e de hoje pelo resto da semana. Precisamos avançar neste amor.

✅Envie esta mensagem a todos os seus amigos que desejam conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA DEZOITO

Décimo oitavo dia: NÃO DESPREZEM OS PEQUENOS COMEÇOS

1. João 15:3,4
"Vocês já estão limpos pela palavra que vos tenho falado. Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (...) vocês não podem produzir fruto sem estar em mim."

Em um dos devocionais mais antigos, falei sobre permanecer em obediência a Deus. Permanecer nele para que sejamos bem sucedidos em tudo o que fizermos, dando glória a Deus por tudo.

Uma das coisas a serem compreendidas neste processo de perseverança é que nem todos os dias nós estaremos bem.

Quando Deus começa uma obra em nós, se colocamos nele nossa dependência e esperança, leva-se um tempo até que a nossa mente e corpo entendam que há um novo padrão de pensamento, de vida e das emoções.

As receitas culinárias que seguimos quando nos propomos a aprender um novo prato, são seguidas fielmente, passo a passo, a fim de minimizar os possíveis erros. Com o tempo este novo aprendizado se torna rotina e automatizado por nós.

De igual modo sabemos que mudar os padrões de pensamento não é algo que fazemos da noite para o dia. Questionamos, retrucamos, duvidamos, esmorecemos e às vezes desistimos.

Quando insisto para que o devocional com Jesus (seu tempo com Deus, a sós ) seja feito diariamente, é para que aos poucos você mande esta informação para o seu cérebro e isso se torne a sua rotina.

Assim podemos mudar nossos valores e critérios de prioridade em um dia a dia cheio de afazeres.

É certo que desde o dia que você aplicou seu coração em receber estes devocionais, Deus iniciou também um novo modo de comunicação a você.

Através destes devocionais, Deus diariamente te auxilia em seu relacionamento com ele, te direciona com motivos de oração e te encoraja quando falta a fé.

A questão é que somos tão "treinados" pelo mundo em que vivemos à ver resultados rápidos e bem práticos, que podemos considerar este início de processo ineficaz.

Mudar dói.
Custa caro fazer o retorno.

O texto de João nos ensina hoje a permanecer nele. Permanecer naquele que é o único que pode concluir a obra que ele começou em nós.

Jesus nos lembra algo importante sobre seu relacionamento com seus discípulos. Ele lhes disse: "já estais limpos pela palavra que vos tenho falado."

E quanto a nós?
Uma vez iniciado um relacionamento com ele, uma busca por aprender dele e quem ele é, vamos sendo limpos pelas verdades que nos são ditas.

Este é o começo.
Ainda não acabou.
Estamos sendo aperfeiçoados por ele à medida que nos deixamos ser lavados pela palavra.

O objetivo do devocional de hoje é que por meio deste texto você considere o início de um processo em sua vida.

Talvez ainda hajam tantas coisas a serem mudadas e deixadas para trás, mas certamente algumas coisas o Senhor já conseguiu imprimir dentro de você.

O começo é simples.
Uma semente lançada dia a dia.
Uma lição dada dia a dia.

Permaneçam focados no que está por trás destes textos. A intenção divina de nos atrair a Ele através da verdade simples do Evangelho.

✏ Lição: Se você desanimou e perdeu alguns devocionais, tire um tempo para se atualizar. Você verá a grandeza do que Jesus tem comunicado a nós.
NÃO DESISTA!
SE ATUALIZE!

✅ Envie esta mensagem a todos os seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário