18 de jan. de 2017

Estudos Casa da Colheita - Devocionais de 1 a 8

DIA UM

Esse é o primeiro dia de uma série do "Devocional sobre Jesus". Essa série deve durar aproximadamente 30 dias e o objetivo é conhecermos mais sobre Jesus, como adorá-lo, servi-lo e manter nosso relacionamento com ele.

1) João 1:1-5 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e, sem ele, nada do que foi feito senfez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela."

É importante começarmos pelo princípio óbvio: Jesus é o Filho de Deus. O fato de ser filho não o faz um segundo Deus, ou terceiro.

Sabemos que o Pai (Deus criador), Jesus (filho eterno de Deus) e o Espírito Santo são UM ÚNICO DEUS em essência porém se manifestaram e manifestam na história desta maneira.

A Trindade, nome que damos a isso, é dificil de entender mas necessária para que não caiamos no erro de termos um Deus criador, e outros deuses quaisquer para ocuparmos nossa vida.

A adoração que damos a Deus é única e verdadeira porque é dirigida à um único Deus. Deus pai/ Filho e Espírito Santo.

Isso faz diferença porque a biblia diz que foi do agrado do Pai dar a ele (Jesus) todas as coisas, colocar o seu nome (o nome de Jesus) acima de todo nome e subjugar tudo que existe debaixo dos seus pés (pés de Jesus) - Efesios 1:15-23

Sendo assim, Jesus é digno de toda a nossa devoção e adoração. Realizou a obra de redenção em favor da humanidade (falaremos disso mais a frente) e se desfez da sua glória para nos permitir aproximar de Deus.

Sem complicarmos este inicio porque o assunto é vasto, apenas comece este plano de estudos entronizando essa verdade em seu coração: Jesus é Deus única e unidamente com o Pai e o Espírito Santo. Adoramos apenas um Deus.

JESUS ERA O VERBO (a palavra proferida de Deus ao criar todo o universo, o arquiteto presente na criação, a sabedoria plena durante a criação de tudo (Provérbios 8:22-36).

O Verbo estava com Deus e era Deus. Ele se encarnou para assumir forma de homem afim de que nós pudéssemos experimentar a redenção. Ele é chamado de a luz do mundo.

Ele tem em si mesmo toda a fonte de vida que precisamos. Onde Jesus está, não existem trevas que possam prevalecer.

O objetivo da primeira lição é que Jesus seja entronizado no seu coração. Uma nova perspectiva de seu sacrifício e amor. Uma nova visão sobre o amor de Deus ao enviar seu filho para nos salvar.

Por que nos salvar?
Nos salvar de que?

Primeiro precisamos dele e não de respostas. Apenas ele pode nos suprir em todas as nossas necessidades.

✏Lição: gaste durante estes 7 dias, pleo menos 15 minutos com Jesus no seu quarto, sozinha(o), de porta fechada.

Apenas fique em silêncio ou fale de seus temores ou alegrias mas gaste tempo com ele.

Ele é a luz que resplandece sobre as trevas.

✅Envie essa mensagem para alguém que deseje e precise de um relacionamento com o Senhor.

Igara Coelho

DIA DOIS

Nosso segundo dia de reflexão sobre a pessoa de Jesus é uma continuidade do que começamos a falar ontem.

Se o reconhecemos como Deus, damos o primeiro passo para recebê-lo em nosso coração.

2. João 1:10-13

"O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus"

Muitos dizem sobre "já ter Deus em seu coração" e não creio que isso seja 100% errado.
A questão é que agora mesmo, talvez uns mais do que outros, tenham tido a oportunidade de ir a lugares (países, restaurantes) que não pertencem ao seu cotidiano, não correspondem à sua vida financeira. Você apenas se programou para ir a esses lugares e pode contar como experiência mas não pode simplesmente voltar ou ter acesso a essas coisas assim que decidir. Não é um lugar que você faz parte.

Bom, deixe-me ser clara sobre este exemplo. Todos nós, por causa da religião, conhecemos um Deus (que habita no céu) e alguns também creem em Jesus Cristo, seu filho. A crença nestas coisas através da consciência religiosa apenas não é o bastante para pertencer à esta realidade espiritual.

É preciso entender que embora "ter Jesus em seu coração" esteja geralmente ligado pela religião à prática de boas obras ou "ser uma pessoa boa", o significado de tê-lo é um pouco mais complexo porém extremamente acessível.

Romanos 3:23 diz "que todos pecaram e se separaram da Graça de Deus" - outras versões dizem "carecem da glória de Deus"

Efesios 2:4,5 diz "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós MORTOS em nossos delitos, nos DEU vida juntamente com Cristo, PELA GRAÇA SOIS SALVOS"

Jesus quando morreu por nós estava demonstrando amor imensurável.

Veio para o mundo porém o mundo o rejeitou. Ainda o rejeita. Acha seus ensinamentos retrógrados, obsoletos e até inalcançáveis. Bom amigo, isso não é verdade!

A cruz de Cristo te deu acesso.

João está dizendo: a TODOS QUANTOS O RECEBEREM, ELE NOS DA O DIREITO DE SERMOS FEITOS FILHOS DE DEUS.

Apenas por Cristo, uma crença consciente de que estamos mortos sem ele, é que podemos nos aproximar de Deus.

Oro para que todos nos comvençamos de que sem ele - nada podemos fazer. João 15:5

Não são as boas obras que nos dão este acesso. Não é o pensar positivo sobre si mesmo, tão pouco sobre como podemos pagar por tudo isso, mas sobre o QUANTO PODEMOS NOS HUMILHAR E CLAMAR POR AJUDA.

✏Lição: tente sair do centro da sua vida. Tente orar e pedir a ele que venha tomar o lugar de honra dele. Deixe esta oração gerar em seu coração a FÉ transformadora que precisamos.

✅ Envie esta msg para seus amigos que querem conhecer a Deus um pouco mais.

Igara Coelho

DIA TRÊS

Nosso terceiro dia de devocional é sobre "Adoração".

3. João 4:23,24

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espirito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus Adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade"

Nestes dias temos falado sobre o início de um relacionamento com Jesus. Primeiro crer nele como Filho de Deus, depois crer nele como Salvador e agora a importância de adorarmos a Ele. Prestarmos nosso culto individual a Ele.

Muitas vezes tenho dito às pessoas sobre ter um tempo de adoração com Jesus. A adoração não é apenas um tempo para cantar sobre ele mas para servi-lo, honrá-lo e entroniza-lo dando honra, louvor e submissão a ele.

É como honrar alguém reconhecidamente superior a você. Honramos diversas pessoas, dos mais variados tipos de relacionamentos que temos, todos os dias.

Fazemos uma comida, compramos uma flor, arrumamos a casa, pensamos em um prato especial, fazemos roteiro, tiramos folga no trabalho para que ela tenha o melhor de nós. Tudo para servir o outro.

Isso é relacionamento.

Deixe-me dizer-lhe algo importante: Deus é real. Podemos nos relacionar com ele pelo mesmo princípio: HONRA!

A honra é dada a alguém quando damos o melhor que podemos e muitas vezes até tudo o que podemos.
Deus quer TODA entrega que podemos oferecer.

Na primeira lição te encorajei a tirar uns minutos durante a semana para estar a sós com Deus. Quero reforçar esse pedido, agora, sob a luz deste texto de João 4:23,24.

A adoração é verdadeira quando somos sinceros. Quando expomos nossa real condição e limitação. O texto diz que SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA.

Ele não está buscando outra coisa a não ser adoração sincera! Coração contrito e quebrantado.

Salmos 51:17
"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração contrito e humilhado, não desprezarás oh Deus"

Mateus 6:6
"Tu porém quando orares, entra no teu quarto e fechando a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai que te vê em secreto te recompensará publicamente"

Não menospreze o tempo a sós com Deus como se fosse algo secundário. Nosso alimento espiritual vem daí. Se não alimentarmos nosso espírito, nossa carne se fortalece dos medos e frustrações. Entramos em um ciclo de fraqueza e não encontramos muitas vezes facilidade para romper com este ciclo.

✏ Lição: Leia Mateus 6:6 / João 4:23,24 / Salmos 51:17 - pelo menos 3x ao dia. Relembre o seu coração dessa necessidade.

✅ Envie essa mensagem para seus amigos que querem aprender mais sobre o Senhor.

Igara Coelho

DIA QUATRO

Quarto dia de devocional: Provisão

1. João 4:46-55
"Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte. (...) Vai, disse Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que seu filho vivia. Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora que Jesus lhe dissera: Teu filho vive (...)"

Jesus não tem pressa.
Jesus não anda atrasado.
Jesus não é surdo tão pouco cego.
Jesus não perde o controle.
Jesus não se esquece.
Jesus não dorme.

Todas estas coisas pertencem a nós. Pertencem ao nosso tempo. Somos consumidos por elas em todo o tempo.
O fato, é que nos esforçamos para permanecer crendo e rompendo nas promessas de Deus para nós.

Quando ele faz algo, ou começa a fazer algo em nós, bos revela ais poucos o que está fazendo. Não temos uma visão do todo porque ele é onisciente.

Logo, no momento da adversidade, lutamos para manter nossa mente nas coisas do alto.

Para este oficial do rei, a urgência era real. Estava vivo em seu corpo a possibilidade de perder seu filho. O desespero era real porque Jesus, antes de curar o filho deste oficial, o repreende dizendo que se ele não puder ver um sinal do Filho de Deus, jamais creria. O homem implora: Senhor, desça e cure-o, antes que ele morra.

Para aquele homem, não havia outra urgência, apenas a do seu filho. E ele foi curado. Não foi preciso que Jesus o tocasse ou entrasse em sua casa. Jesus apenas disse, o homem creu, o filho recebeu.

Em nossa vida é exatamente assim.

Em alguns momentos Jesus entra na casa.
Em outros momentos Jesus toca.
Em outros momentos Jesus envia uma palavra.
Em outros momentos, comprar no caso da mulher com fluxo de sangue, Jesus sente que saiu virtude dele no momento em que ela o tocou.

Em cada caso ele provê a medida necessária.
Como perceber?
Estando atento para ouvi-lo.

Aquele oficial estava atento. Recorreu à pessoa certa no momento da adversidade. É disso que precisamos.
Estar diante dele, aguardando a provisão. Do modo que ele quiser enviar.

✏ Lição: descanse nele!

✅ Envie esta mensagem para todos os seus amigos que desejam conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA CINCO

Quinto dia (hoje é mesmo o quinto dia) de devocional: FÉ NO QUE É GENUÍNO

1. João 5:5-8
"Estava ali um homem enfermo havia 38 anos. JESUS, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: QUERES SER CURADO? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda."

Estamos diante de um dos textos mais importantes até agora.
Havia uma crença em Jerusalém nesta época, que um anjo (saiba que nos textos mais antigos, não há menção de que esse anjo seja do Senhor, embora algumas traduções o incluam), descia e agitava as águas. O primeiro enfermo que descesse por ela era curado.

Eram muitos doentes. Mas a crença era antiga. Discute-se o porquê dos profetas não terem mencionado nada tão importante como essa fonte, ou até mesmo Jesus, ter ele mesmo agitado as águas. Bom, não sabemos, mas a crença era grande e todos esperavam esse momento.

Havia muita confusão!

O fato é que Jesus, quando se deparou com este homem, não o colocou nas águas. O curou do lado de fora mesmo.

Por 38 anos aquele homem creu na descida de um anjo para agitar as águas e fazer a sua vida mudar.

Em um único instante, Jesus pergunta a ele: Queres ser curado?
A resposta parece óbvia, mas ele estava checando o desejo daquele homem para corresponder a fé dele.

O homem paralítico responde a Jesus que não havia ninguém, observe "ninguém", nenhum homem, que pudesse colocá-lo nas águas, ele estava só e, sendo paralítico, não poderia se mover com agilidade.

Às vezes passamos anos da nossa vida esperando que alguém, alguma coisa, um belo dia, um emprego, amanhã, uma promoção, um casamento, um filho, um carro, uma casa, qualquer coisa, possa nos pegar e nos colocar no fluxo das águas agitadas pelo "anjo".

E quando demora 38 anos?
O que fazer?

A fé aplicada na coisa ou na pessoa errada não promove milagres.
Apenas falsas expectativas e ilusões.

Jesus, o verdadeiro Anjo do Senhor, estava ali diante do Tanque de Betesda e as águas não estavam sendo agitadas para que todos fossem curados.
O que dizer?

Aquele paralítico estava diante do verdadeiro Anjo do Senhor: Jesus. E só assim ele tinha oportunidade de ser verdadeiramente curado. E foi!

Jesus disse: levanta-te!
Jesus não disse: eu agito as águas!

Precisamos aplicar a nossa fé no que Jesus disse. Ele precisa dizer algo e isso então promoverá fé em nosso coração, mesmo que seja obscuro, incerto ou impossível.

Quem era aquele homem dizendo "Levanta-te" em comparação àquele antigo e famoso Tanque de "cura"?

O verdadeiro Anjo do Senhor.

✏ Lição: leia sobre Noé - Gênesis 6:11-22; Gênesis 7:1-24; Gênesis 8:1-22
Nunca havia chovido sobre a terra. Noé foi ridicularizado, se manteve focado por muito tempo na edificação da arca, mas, teve fé na pessoa certa.

✅ Envie essa mensagem para seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA SEIS

Sexto dia de devocional sobre Jesus. Hoje vamos falar um pouco sobre TER JESUS OU APENAS SER ABENÇOADO!

1. João 6:24-27
"Vendo pois a multidão que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, entraram no barco e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus (...) disseram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? Jesus respondeu: na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou."

Nos nossos dias, muitos não conseguem perceber a diferença entre essas duas coisas. Obviamente que ter Jesus traz em nosso coração paz, justiça e alegria. A biblia diz que o Reino de Deus é composto por estes três elementos. A questão é que ter Jesus em nosso coração e evidenciado em nossas atitudes também significa morte do nosso ego.

Muitas vezes também significa morte para as nossas vontades egoistas que no fim, nos levam para um lugar de separação de Deus.

Salomão diz isso em Provérbios: há caminhos para o homem que lhe parecem corretos mas ao final são caminhos de morte.

Bom, ser abençoado por Deus naquilo que fazemos não está diretamente proporcional à termos
reconhecimento humano ou dinheiro como recompensa no momento em que se faz. Não está diretamente proporcional a ter ausência de desafios.

Andar com Jesus não é uma boa previdência privada que se faz tendo em vista o conforto dessa vida apenas. Andar com Jesus significa buscar o seu reino.

O que ele diz sobre esta vida é maravilhoso, declarando que todos nós que deixamos nossas coisas para o seguir, ainda nesta vida receberemos nossa recompensa por isso. Nos conforta também dizendo e nos encorajando a primeiramente buscar o seu Reino e toda a justiça que existe nele porque assim, todas as outras coisas nos seriam acrescentadas.

O texto de João nos mostra Jesus corrigindo a motivação das pessoas que há pouco tempo tinham visto Ele multiplicar a comida. Jesus os repreende dizendo que o motivo de terem voltado até ele não foi "Uau meu Senhor, achamos o Messias que és tu e te seguiremos até o fim". Jesus expõe a realidade do coração deles.

Os encoraja a buscar a comida que não perece. O pão verdadeiro. O verdadeiro pão que desceu do céu!

Deus conhece nosso coração e sabe o motivo pelo qual fazemos todas as coisas. Sabe as nossas intenções e desejos. Não podemos esconder nada dele.

Quando Deus prometeu para Abraão um filho que representaria a descendência dele, abençoada, mesmo sendo Abraão já velho, não pediu que Abraão o ajudasse. Mas Abraão e Sara deram um jeito porque a promessa tardava em acontecer. Nasceu Ismael.

Quando Deus volta a falar sobre isso, Deus menciona o filho da promessa, ISAQUE, através do qual ele faria cumprir seu propósito. Isaque nasce.
Ismael é mandado embora da casa de Abraão.

Ismael e Agar, sua mãe, lamentam no deserto com fome e sem esperança.
Deus fala com eles e os abençoa dizendo a Ismael que faria dele uma grande nação.

Mas Ismael não estava no plano de Deus para o que ele queria fazer. Isaque sim.

Deixe-me dizer algo sobre isso: Deus abençoou Ismael, não se preocupe; porém, Isaque faria parte do que Deus planejou realizar.

Onde você quer se encaixar? Me diga?

Quer apenas ter a benção de Deus sobre você ou quer fazer parte do que Jesus está fazendo para a eternidade? Você vive apenas para esta vida ou crê que Jesus te espera para a vida eterna com ele como diz em sua palavra?

Quer apenas ter emprego, casa, dinheiro, paz e alegria OU prefere o propósito de Deus, ainda que isto te custe passar por vales muitas vezes!?

Jesus corrigiu aquelas pessoas. E nos corrige hoje também, nos encorajando a ter Ele em nós e consequentemente sua benção e aceitação.

✏Lição: medite no Salmo 23 (obviamente você já leu ou ele talvez fique aberto na sua casa. Leia porém, sob a perspectiva desse devocional). Nem sempre os tempos difíceis são castigos de Deus. Nem sempre os tempos de bonança são a benção de Deus. Creia-me!

✅ Envie este devocional para seus amigos que querem conhecer mais sobre Deus.

Igara Coelho

DIA SETE

Sétimo devocional e muitos de nós temos testemunhos sobre o que tem sido estes dias. Jesus se revela a todos que o buscam.

JESUS É O BASTANTE

1. João 6:60-69
"Muitos dos seus discípulos, ouvindo isso, disseram: Duro é este discurso, quem o pode suportar? (...) desde então muitos deles tornaram para trás e já não andavam com ele. Então, disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus"

Vivemos em um tempo que todas as coisas podem ser relativizadas. O relativismo sem dúvida nenhuma coloca a verdade de Deus com "v" minúsculo, uma vez que todas as outras coisas também são consideradas verdades.

O problema da relativização está no fato de Jesus ser absolutamente a "V"erdade o Caminho e a Vida. Estas três coisas jamais podem ser colocadas como mais uma opção para escolha.

O problema das pessoas está no fato de cederem o seu coração ao apelo da nossa geração onde tudo é possível, aceitável, considerável e  regras? Nós as escolhemos e as fazemos.

É uma equação simples: quando você se torna ecumênico em tudo, certamente não tem nada. Quando todas as coisas são possíveis não pode haver culto verdadeiro a Deus.

A fé é inegociável.
As verdades ditas por Jesus são inegociáveis também.

Muitos confundem Jesus com romantismo. Eles dizem: Jesus é amor, mas querem dizer que Jesus é romântico; floreiam e relativizam suas verdades, que nos confrontam e doem muito, para poderem viver uma vida sem embates e estar bem com todos.

Todos nós temos Deus. Deus por si só não gera embates. Deus pode ser energia, força, depende da crença. Jesus gera embate.

Ele gera desconforto porque se estabeleceu como um padrão na história. Dividiu a história em dois, logo, seu nome traz a tona todo o seu estilo de vida e as implicações em segui-lo.

"Aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga"

"Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, é apto ao Reino de Deus"

Enfim, fazemos nossas escolhas a medida que abrimos nossa vida para concessões.

Como diz o texto acima, uma multidão seguia Jesus! Eram chamados de "seus discípulos" porque o seguim em todos os seus discursos.

Em João 6, ele aperta o discurso. Começa a falar sobre ele ser o Pão da vida, o verdadeiro pão, chama Deus de Pai, ofende os fariseus com suas declarações, fala da ceia, fala do sangue e do corpo, e obviamente, chamando para si mesmo as profecias do Messias.

O que aconteceu?

Ele ofendeu a mente daqueles pessoas com a verdade de quem ele é e o coração delas veio para fora. "Duro é esse discursso! Quem o pode suportar?"

Estas pessoas não reclamaram quando os doentes eram curados e quando eles comiam da comida multiplicada.

Resultado: o deixaram! Tornaram para trás. Começaram uma caminhada, mas não a concluiram. Quando vieram as implicações de servi-lo e de poder participar dos milagres, acharam pesado. Queriam apenas os "louros" do relacionamento.
Não estavam dispostos ao preço.
Relativizaram as verdades.
"Não precisa de tanto Mestre!"

E os doze?
Estes reconheceram que apenas Jesus tinha palavras de vida eterna! Queriam fazer parte do "todo" que Jesus estava realizando.

Esta é a nossa escolha em algum momento de nossa vida:
Relativizar ou ser fiel à verdade verdadeira?

✏ Lição: Repensem nas suas escolhas e decisões e descubram com a ajuda do Espírito do Santo se estão dispostos a viver com ele em todas as suas verdades.

✅ Envie essa mensagem para todos os seus amigos que querem conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

DIA OITO

Devocional - oitavo dia

CUIDADO COM A CEGUEIRA ESPIRITUAL (produzida pela rotina, pela prática, pela religião)

1. João 7:40-43
"Então , muitos da multidão, ouvindo essa palavra, diziam: verdadeiramente, este é o Profeta! Outros diziam: este é o Cristo; mas diziam outros: Vem pois o Cristo da Galileia? Não diz as escrituras que o Cristo vem da descendência de Davi e de Belém, da aldeia de onde era Davi? Assim, entre o povo havia muita dissensão por causa dele."

A cegueira espiritual é algo extremamente prejudicial ao crescimento de qualquer pessoa.

O apóstolo Paulo diz que quando Jesus toma o lugar de honra em nosso coração, nos fazendo então seres espirituais, diz que somos capazes de discernir todas as coisas ( 1 Co 2:14 ).

Ele diz que as coisas espirituais são discernidas espiritualmente. Para aqueles que têm o Espirito de Deus habitanto dentro de si, adquirem capacidade de aprender sobre tudo o que for necessário pela simples ajuda e presença de Deus em nós ( 1 Jo 2:20 ).

Muitas coisas promovem cegueira em nossos corações e mente. Deus é Espírito e extremamente sensível. Ele se comunica ao nosso espírito porque foi a porção de semelhança que ele soprou em nós na criação. (Gênesis 1, 2 e 3).

Dentre todas as coisas que nos causam cegueira, quero falar da religiosidade.

Jesus nunca pregou sobre religião. Ele sempre pregou o evangelho do Reino de Deus.

Às vezes, tudo o que as pessoas conhecem sobre Deus, é o que elas ouvem na missa ou no culto, ou nas suas reuniões espirituais.

Elas nunca leram a biblia.
Não se dispuseram para aprender sobre Deus.
Elas absorvem todas as informações que lhe são passadas e não fazem a menor ideia de como ter acesso a Deus.

O livro de Hebreus 10:19-21, nos encoraja a entrar neste lugar confiantemente, e ter acesso pessoal à presença de Deus.

Termos pleno acesso a Deus. Conhecê-lo verdadeiramente.

O livro de João, neste texto de hoje, nos mostra uma discussão dos ouvintes a respeito dos ensinos de Jesus. Eles estão maravilhados pelos ensinos, mas discutem o fato dele ser o Cristo. Eles dizem: não deveria ser da cidadela de Davi, Belem, que este Cristo viria? Este, pois, vem da Galileia!

Preste atenção no que o livro de Lucas diz sobre o nascimento de Jesus.

Lucas 2:1-7
"E aconteceu, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de Cesar Augusto, para que todo mundo se alistasse. (...) E todos iam alistar-se cada um à sua própria cidade. E subiu da Galileia também Jose, da cidade de Nazare, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se, juntamente com Maria sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que estando ali, se cumpriram os dias de Maria sua mulher, dar a luz. E deu à luz seu filho primogênito (....) Jesus"

Jesus nasceu em Belém, porque era da linhagem de Davi, exatamente o lugar que as pessoas estavam questionando. As pessoas o associavam a Galileia, lugar onde ele apenas morava. A cegueira era tanta que elas não conseguiam ver o óbvio.

A própria história testificava a respeito dele como Messias mas a religiosidade daquelas pessoas impediam-nas de ver o Cristo diante delas.

Mudaria o que para elas reconhecer Jesus como Messias?

Mudaria tudo!
Elas teriam oportunidade de se arrepender!
Elas teriam se relacionado com ele!
Elas o teriam conhecido melhor!

A religiosidade nos prende em um conjunto de dogmas e coisas pre estabelecidas. Jesus não pode ser contido. Sua Graça, segundo a biblia é multiforme, ou seja, se manifesta de diversas maneiras.

Ele diz algo que para uns é exortação e para outros, ao mesmo tempo, consolo.
Ele não pode ser moldado.

A cegueira espiritual daquelas pessoas lhe custaram vida e arrependimento.

Nossas práticas, nossa rotina, muitas vezes nos roubam essa multiforme manifestação do que Jesus está fazendo.

Muitos, talvez, não reconheçam a voz de Deus durante a madrugada, por exemplo, afinal, Deus fala apenas com o padre ou com o pastor.

Muitos não discernem o mover de Deus na sua própria vida, agora mesmo, afinal, quem sou eu para que Deus se importe?

Fomos aprendendo que Deus habita nos templos. MENTIRA!
Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. Ele habita em nós - Atos 7:48
Deus está na igreja por nossa causa, porque nós estamos.

O que isso quer dizer?
Que nós temos acesso a Deus, pessoalmente, para que ele nos faça ver com os seus olhos a pessoa que ele é.

Não se ofenda com o que eu lhe direi agora. Apenas pense maduramente comigo, não quero ofender a sua religião, se você tiver alguma, mas: o "menino Jesus" celebrado no Natal, não é mais menino. Cresceu! Se tornou o Salvador do mundo! Morreu! Ressuscitou!

O Cristo pendurado no madeiro, não é o Cristo que celebramos. Não só a cruz está vazia mas também o túmulo. Não é sua morte que celebramos mas sua ressurreição. Não podemos simboliza-lo uma vez que ele não nos deu sua verdadeira forma.
Ele é Espírito!

Ele nos ensinou sobre isso em seus mandamentos.

Abrir a mente para conhecer a Jesus quando se tem uma religião, seja ela Católica Romana ou Protestante / Evangélica, pode ser bem desafiador.

Ouse conhecê-lo.
Ouse avançar além dos dogmas!

Pode ser que questionando seu local de nascimento, como aquelas pessoas do texto de João, você descubra que é de lá mesmo que ele veio. Deixa ele quebrar seus dogmas e paradigmas.

✏Lição: repense no que te ofende quando se trata sobre os ensinos de Jesus. O quebrantamento pode morar exatamente ai neste ponto. Seja corajoso! Se proponha a ouvir Jesus.

Volte a lição do primeiro dia: gastar tempo com Jesus durante 7 dias. Como foi?

✅ Envie esta mensagem para seus amigos que desejam conhecer mais a Deus.

Igara Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário