22 de jan. de 2016

Como lidar com o dinheiro



DINHEIRO

“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele”. 1 Timóteo 6.7

Deus falou sobre dinheiro e falou muito. Instruiu sobre alimento, investimento, orientou a não desperdiçar, ensinou como ser grato, sobre dizimar, ofertar, doar, dentre outros. Aqui, aprendemos sobre o amor ao dinheiro. Não podemos amar mais o dinheiro e as coisas que ele proporciona que ao Senhor. Não levaremos nada deste mundo. Ame pessoas e não coisas.

FINANÇAS

“Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?”. Lucas 16.11

A palavra está dizendo que se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo, quem nos poderá confiar as verdadeiras riquezas? Devemos administrar bem tudo o que nos é confiado. Deus espera que sejamos mordomos fiéis em todas as coisas. Não podemos gastar mais que ganhamos. Li em uma pesquisa, que os americanos tem em média 7 cartões de crédito. Essa facilidade os faz gastar por impulso, cerca de cinco vezes a mais senão os tivessem. Isso é algo para refletirmos.

EMPRÉSTIMO

“O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Provérbios 22.7


Crescemos nos momentos de dificuldade. Aprendemos a dar valor às coisas nos dias de escassez. Isso pode até parecer cliché mas é a mais pura verdade. Esteja disposto a gastar tempo com a sua vida financeira. Reflita, estude, medite, faça contas, enumere, poupe, economize, doe, oferte... O sábio Salomão com esse provérbio diz que quem emprestou tem poder sobre o devedor. Se você deve, pague. Se não tem toda a quantia, planeje e comece.  Seja livre!

DÍVIDA

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”. Lucas 12.15


Essa palavra nos pede cuidado. Devemos ficar de sobreaviso contra todo tipo de ganância. A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens. Muitas pessoas se endividam apenas por querer impressionar os outros, não se contentam com nada que possuem e se desgastam para sempre competir e superar o próximo. Esse jogo é doentio e infindável. Nosso coração pode almejar o melhor sim mas sem ganância, que é ambição excessiva, cobiça de outrem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário